Dificuldades Alimentares: origem, prevenção e tratamento

CLIQUE AQUI e acesse as palestras AGORA

VAGAS LIMITADAS

O CONALCO é um Congresso Online e Gratuito, que tem como objetivo suscitar e debater temas de relevância relacionados à alimentação infantil e à saúde integral da criança. Está em sua quarta edição e tem sido um sucesso de público, integrando o conhecimento científico com a prática diária de milhares de pais e profissionais que têm acesso gratuitamente ao conteúdo das palestras.

Seu principal objetivo é horizontalizar e estreitar as relações entre os profissionais da saúde e os cuidadores, ao mesmo tempo em que oferecemos reciclagem profissional e capacitação de milhares de profissionais que trabalham diretamente ou indiretamente com a Primeira Infância.

Adicionalmente, acreditamos que, divulgando conhecimento de qualidade para o público geral, estamos formando agentes multiplicadores que irão se tornar não somente participantes ativos do processo de educação alimentar de seus filhos, como também propagadores de informação de qualidade em Saúde e Alimentação Infantil!

AS DIFICULDADES ALIMENTARES NA PRIMEIRA INFÂNCIA:

origem, prevenção e tratamento

Com esse super time de profissionais, vamos:

  • Refletir sobre a complexidade da alimentação e todos os aspectos envolvidos no processo de aprendizagem para comer.
  • Refletir sobre a importância da autonomia, auto-regulação, empatia e comunicação eficiente durante todo o processo de introdução da alimentação complementar;
  • Conhecer as causas e sinais de alerta da dificuldade alimentar infantil.
  • Compreender os aspectos orgânicos, emocionais, comportamentais, funcionais e sensoriais envolvidos nos quadros de dificuldade alimentar infantil.
  • Refletir sobre os impactos da dificuldade alimentar nos âmbitos biológico, psicológico e social.
  • Assimilar os casos que necessitam de intervenção profissional e quais os especialistas mais indicados para cada caso.
Acesse as palestras AGORA

PROGRAMAÇÃO

Palestra 1 | Por que as dificuldades alimentares se tornaram tão comuns?

Aline Rodrigues Padovani

Fonoaudióloga e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP/SP, Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar e Especializada em Desenvolvimento Infantil e Recusa Alimentar na Primeira Infância. Docente do Potsgrado de Especialización en Terapia Miofuncional Orofacial FonoCenter (Madrid/ES). Docente da Pós Graduação em Educação Alimentar e Nutricional da UNIFEBE. Autora do Blog Tá na hora do papá e do Curso Avançado em Introdução Alimentar ParticipATIVA e Baby-led Weaning. Sócio-proprietária do Espaço Collab - Laboratório da Primeira Infância.

Palestra 3 | Relações entre as dificuldades na amamentação e o comportamento alimentar da criança

Isabela Crivellaro Gonçalves

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora pela FMUSP, Consultora Internacional em Amamentação pelo IBLCE. Autora do Blog Tetê nosso de cada dia e do Curso Avançado em Amamentação. Realiza atendimentos em consultório, domiciliar, além de ministrar cursos e aulas online e presenciais pelo Brasil, compartilhando sua experiência profissional no manejo clínico da Amamentação.

 

Palestra 5 | A influência dos estilos parentais no comportamento alimentar da criança

Aline de Rosa

Mãe do Gabriel de 3 anos e da Amanda de 2, amante do aprendizado. Pesquisadora com foco na primeira infância. Advogada por formação e Educadora Parental por paixão. Certificada pela Positive Discipline Association e atualmente cursando o ciclo de introdução à Antroposofia na Sociedade Antroposófica Brasileira. Idealizadora do curso Acolhedora de Mães, da Mentoria Mãe Que Quero Ser, além de dar palestras e workshops pelo Brasil.

Palestra 7 | A Educação Alimentar como estratégia de prevenção às dificuldades alimentares na infância

Erika Porto

Nutricionista mestre em nutrição humana pela UnB, docente, pesquisadora e coordenadora pedagógica de pós graduação em educação Alimentar e Nutricional em Brusque / SC. Atua em consultório particular à 13 anos com crianças e adultos.

Palestra 9 | A responsabilidade de pais e filhos na rotina alimentar da família

Janaína Kuhn Barni

Nutricionista com mais de 15 anos de experiência. Especialista em Nutrição Materno Infantil. Mãe e estudiosa incansável da Educação Infantil, familiar e do Comportamento Alimentar. Dedica-se a criação de cursos para pais, profissionais de saúde e da educação, dentre eles o projeto de pós-graduação em Educação Alimentar e nutricional-UNIFEBE, no qual também é coordenadora e docente. Todos os esforços são voltados a promoção do conhecimento e reflexão dos profissionais, para que auxiliem pais na busca de um referencial de “comer normal”, através de métodos de direcionamento, dando-lhes condições de encontrarem a melhor maneira de conduzir o contexto alimentar de suas famílias, buscando tornar cada vez mais tranquilo, equilibrado, prazeroso e feliz os momentos das suas refeições.

Palestra 11 | A criança que não come carne pode desenvolver mais problemas de saúde e crescimento?

Bruno Shoiti Maehara

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), possui Residência Médica em Pediatria e Especialização em Neonatologia também pela FMUSP. Foi Médico Preceptor de Graduação da FMUSP em 2013 e 2014 onde se dedica ao ensino e à pesquisa científica. Segue e estuda a alimentação Plant-Based há mais de 10 anos, sendo especializado no atendimento de famílias vegetarianas e veganas.

Palestra 13 | Será que nossas crianças mastigam bem os alimentos? A dificuldade alimentar do ponto de vista da função mastigatória

Mariangela Schalka

Mestre em Odontopediatria pela FOUSP, Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pela UNISA, Atendimento clínico em consultório, Atendimento voluntário na creche do Instituto Ana Rosa / SP, Professora na clínica de oclusão do curso de especialização em Odontopediatria da FAPES/SP. Encaro estes "títulos" como ferramentas necessárias para buscar meu propósito no mundo, que é cuidar para que as crianças cresçam com suas funções orais íntegras, para que tenham saúde!

Palestra 15 | O impacto dos bicos artificiais na alimentação e como removê-los de forma gentil

Talita Pereira Prates Fonseca

Graduada, Mestre em Odontopediatria e atualização de Pacientes Especiais pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) - USP. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares (FAPES). Atendimento clínico embasado na promoção e educação em saúde bucal e voltados às gestantes (pré- natal odontológico), bebês, crianças e pacientes especiais.

Palestra 17 | Mindfulness para pais: aprendendo a lidar com o medo, a ansiedade e a frustração na hora das refeições

Laura Sanches

Licenciou-se em Psicologia Clínica em 2002 e, a seguir concluiu um mestrado em Consciouness and Transpersonal Psychology, na universidade John Moores. Fez também também alguns cursos de especialização em Aconselhamento e Psicoterapia. Paralelamente ao seu trabalho clínico foi professora de yoga durante vários anos. Quando descobriu o Mindfulness percebeu que encontrara a integração perfeita entre os benefícios que observava na sua prática de yoga e o trabalho mais clínico da psicologia. A partir daí dedicou-se a estudar mais profundamente esta prática que logo se tornou um instrumento essencial do seu trabalho. Depois de ser mãe percebeu também que esta prática tinha um valor muito grande para os desafios que qualquer pai ou mãe enfrenta e por isso escreveu um livro dedicado ao tema: Mindfulness para Pais. Com a maternidade, há sete anos, o interesse pela psicologia do desenvolvimento e pelos temas ligados à parentalidade consciente foi crescendo e tornou-se na parte mais importante do seu trabalho atualmente. Trabalha em Lisboa, no Espaço Vida, onde dá consultas, cursos e Workshops e é autora de dois livros e do blog Parentalidade com Apego.

Palestra 19 | Dificuldades alimentares sob a ótica da Constelação Familiar

Renata Pinotti

Nutricionista materno infantil, com 16 anos de experiência na área de alergia alimentar e enfermidades pediátricas. Mestre em nutrição humana aplicada – PRONUT/USP. Especialista em nutrição hospitalar pelo ICHC-FMUSP. Tutora estadual do método canguru pelo Ministério da Saúde. Facilitadora em constelação familiar segundo a ciência Hellinger e colaborada da Hellinger Schule. Idealizadora do trabalho que integra o olhar das Novas Constelações Familiares à Nutrição. Site: alegriaalimentar.com

Palestra 21 | A aproximação lúdica em torno dos alimentos

Mariana Branco

Mariana Branco é coach e mentora em Conexão Mãe e Filho Por Meio da Alimentação no curso online Criando AMORas - Meu Filho Não Come, onde ajuda mães a trabalharem seu vínculo com seus filhos para a realização diária de uma educação alimentar lúdica e afetiva, pautada no respeito e na empatia. Em formação em Ludoterapia com Enfoque Psicanalítico, Mariana Branco também é jornalista pós-graduada em Marketing, editora do blog Mamãe Prática (mamaepratica.com.br) e mãe da Manuela, de 6 anos.
Curso online: criandoamoras.com.br/meufilhonaocome
Facebook e Instagram: @criandoamoras

Palestra 23 |Os desafios da inclusão alimentar

Carla Maia

Consultora em inclusão alimentar, cozinheira profissional e pós-graduada em Responsabilidade Social pela PUC-Minas. Em 2015 idealizou o portal Menu Bacana • Cozinha Inclusiva com o objetivo de auxiliar pessoas que devem se submeter a uma dieta restritiva a se reconectarem com o ato de cozinhar seus próprios alimentos e a desenvolverem receitas livres de alimentos alergênicos como o leite de vaca, ovos, soja e trigo e assim se especializou na culinária inclusiva. É fundadora da Escola de Cozinha Inclusiva, a primeira plataforma online de cursos de culinária voltada exclusivamente ao público com necessidades alimentares especiais.

Palestra 25 |Impacto das disfunções do processamento sensorial na alimentação da criança

Maria Emilia Briant

Terapeuta ocupacional, mestre em ciências FMUSP. Especialista em intervenção precoce pela PUCSP. Especialista em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia.

Palestra 27 | Como a música pode auxiliar no tratamento das dificuldades alimentares

Michele Bass

Mãe de duas filhas, musicoterapeuta com pós graduação em psicopedagoga, doula e consultora aleitamento materno. Faz atendimentos musicoterapêuticos particulares e voluntários em domicílio para adultos e crianças. Palestrantes em diversos temas relacionados às áreas de atuação profissional.

Palestra 29 | Dificuldades de transição para a alimentação complementar no prematuro

Carla Lucchi Pagliaro

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP-SP. Tem experiência clínica e hospitalar há 14 anos em neonatologia e pediatria, nas áreas de motricidade orofacial, transtornos alimentares, disfagia orofaríngea e linguagem.

Palestra 31 | Como potencializar o crescimento e o ganho de peso na criança que não come?

Laura Fantazzini Grandisoli

Nutricionista, graduada e Mestre pela Universidade de São Paulo, especialista em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP). Atua há 16 anos em atendimento clínico hospitalar e em consultório particular. Especializada em dificuldades alimentares, trabalha em conjunto com profissionais especialistas no atendimento multidisciplinar de crianças com seletividade e dificuldade alimentar.

Palestra 33 | Food Chaining: ampliando a variedade de alimentos que a criança come

Carla Cristina Ribeiro Deliberato

Fonoaudióloga especialista em dificuldades de deglutição e dificuldades de alimentação com enfoque nos casos de recusa e seletividade alimentar. Graduou-se pela PUC-SP (2003), especializou-se em motricidade oral com ênfase em disfagia (CEPEF, 2007) e especializou-se em Voz (CEV, 2014). Realizou dois aperfeiçoamentos de destaque na área de dificuldade alimentar: "Assessment and Treatment Using the SOS Approach to Feeding", ministrado por Kay A. Toomey, PhD e Erin S. Ross, PhD, Instituto Fleni, Buenos Aires, em 2017  e o “Feeding The Whole Child- A Mealtime Approach” ministrado por Suzanne Evans Morris, PhD, Neurofuncional Chile, Santiago em 2018. Possui experiência clínica desde 2004 com pacientes com dificuldades alimentares, sequelas neurológicas, síndromes, comunicação alternativa e voz. Atuou no Instituto de Desenvolvimento Infantil; Clínica Sainte Marie - unidade Brooklin; Hospital Israelita Albert Einstein - unidade Morumbi; Associação de Valorização e Promoção do Excepcional (AVAPE); Associação para Deficientes da Áudio-Visão (ADefAV); Unidade de Vivência e Terapia (UVT); Carminha Associação para a Reabilitação do Excepcional (CARE); Psicoblue Clínica de Psicologia e Fonoaudiologia Ltda. No momento realiza atendimentos clínicos e supervisão de casos clínicos no Espaço Médico Descomplicado.

Palestra 2 | Um olhar para além das dificuldades de deglutição

Patrícia Diniz

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura - IMEC (1995), Mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e é Doutoranda pelo Programa de Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal Rio Grande do Sul. Atualmente é fonoaudióloga do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas HMIPV - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE. Tem experiência de 22 anos na área de Fonoaudiologia, com ênfase em problemas de alimentação, disfagia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aversão alimentar, Disfagia pediátrica e videofluoroscopia da deglutição.

Palestra 4 | Hipertrofia de amígdalas e adenoides e sua relação com as dificuldades alimentares na criança

Sandra Doria Xavier

Médica Otorrinolaringologista e Especialista em Medicina do Sono. Responsável pelo Ambulatório de Apnéia do Sono da Santa Casa de São Paulo.

Palestra 6 | A influência do desenvolvimento sensoriomotor e da postura corporal na alimentação da criança

Suelly Cecilia Olivan Limongi

Professora Livre Docente aposentada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Fonoaudióloga pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia USP. Atuação profissional na clínica e na pesquisa: desenvolvimento normal e nas alterações sensório-motoras nas áreas de linguagem, cognição e motricidade orofacial.

Palestra 8 | Prevenindo as dificuldades alimentares durante a fase de introdução alimentar

Aline Rodrigues Padovani

Fonoaudióloga e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP/SP, Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar e Especializada em Desenvolvimento Infantil e Recusa Alimentar na Primeira Infância. Docente do Potsgrado de Especialización en Terapia Miofuncional Orofacial FonoCenter (Madrid/ES). Docente da Pós Graduação em Educação Alimentar e Nutricional da UNIFEBE. Autora do Blog Tá na hora do papá e do Curso Avançado em Introdução Alimentar ParticipATIVA e Baby-led Weaning. Sócio-proprietária do Espaço Collab - Laboratório da Primeira Infância.

Palestra 10 | O sono e a relação com a alimentação: entendendo o tripé comer, brincar e dormir na Infância

Gisele Palmas

Educadora Integrativa do Sono Infantil, certificada pelo Family Wellness Institute. Doula de parto e pós-parto, estudante de psicologia, certificada em Disciplina Positiva e mãe da Victória e do Guilherme, em busca de uma parentalidade consciente, integrativa e positiva.

Palestra 12 | Como a saúde bucal pode interferir na aceitação de alimentos

Andreia Stankiewics

Cirurgiã-Dentista (UFRGS, 2002), especialista em Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Aleitamento Materno. Capacitação em Odontologia Hospitalar e Intensiva. Atuação na área de saúde materno-infantil, odontologia do sono infantil, respiração bucal e laserterapia. Membro da Associação Brasileira de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno. Doula e instrutora de Shantala. Mãe da Luiza e do Pedro.

Palestra 14 |A nocividade das práticas de controle e restrição na alimentação da criança

Fabrícia Ramos de Freitas

Psicóloga e Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP. Há quase 10 anos atua na área da Psicologia Aplicada à Nutrição. Integra o Setor de Psicologia da Disciplina de Nutrologia Pediátrica da UNIFESP e realiza atendimento clínico com crianças e adolescentes. Vem se dedicando a compreender a temática das práticas alimentares dos pais e de seus filhos e os aspectos emocionais envolvidos nessa relação, principalmente no que se refere ao comer em excesso e ao comer seletivo.

Palestra 16 | Sinais de Alerta para a dificuldade alimentar: quando é hora de procurar ajuda profissional?

Mariana Pantuso

Fonoaudióloga idealizadora do Projeto Fome de Gosto, formada pela Faculdade Izabela Hendrix em 2001 e especialista em motricidade orofacial. Atua em consultório e na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte como integrante do ambulatório multiprofissional de seguimento do bebês de risco - Viva Bebê - SMSA/PBH.

Palestra 18 | Alterações de Motricidade Orofacial que podem ocasionar recusa alimentar

Daniele Fontes F. Bernardes

Fonoaudióloga clínica desde 1994, mestre em ciências pela FMUSP, especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Membro da ABRAMO e ABOFM. Docente da Pós Graduação do CEFAC, IDE, Fono&Estética da Face. Docente e coordenadora científica do Potsgrado de Especialización en Terapia Miofuncional Orofacial en Madrid – España. Sócio-proprietária do Espaço Collab - Laboratório da Primeira Infância.

Palestra 20 |Problemas gastrointestinais relacionados à recusa alimentar na criança

Gabriel Benevides

Médico formado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Residência de Pediatria no Instituto da Criança (ICr - HC - FMUSP). Residência de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrologia Pediátrica no Instituto da Criança. Estágio em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica no Cincinnati Children Hospital Medical Center (CCHMC - Ohio - EUA). Médico Gastroenterologista e Hepatologista Pediátrico. Médico Voluntário do Departamento de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrologia do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Coordenador da Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica do Hospital Samaritano de São Paulo. Médico Hepatologista Pediátrico do Hospital da Luz em São Paulo. Médico credenciado como Gastroenterologista Pediátrico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Médico credenciado como Gastroenterologista Pediátrico do Hospital Sírio Libanês (HSL). Membro da Sociedade Americana para Estudo do Fígado (AASLD). Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Palestra 22 | Resgatando a conexão entre mãe e criança que não come: organizando pensamentos, crenças e sentimentos

Clarissa Yakiara

Psicóloga, Mãe do João e do Lucas, Fundadora da Escola de Pais Bee Family e Idealizadora da Rede de Apoio Materno Zum Zum de Mães. Palestrante e autora do e-book Limite na Medida Certa (acessado por mais de 20.000 pessoas).

Palestra 24 | Como lidar com as birras e acabar com as batalhas nos momentos das refeições

Elisama Santos

Escritora, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association e Consultora em educação não violenta. Mãe de Miguel e Helena, encontrou na maternidade o começo de uma grande mudança na vida. Dedica-se a estudar – e compartilhar – a comunicação não violenta e o autoconhecimento, certa de que mudará o mundo. Seus vídeos, livros, textos, workshops e palestras têm ajudado milhares de pessoas a transformarem as suas relações consigo mesmas e com os filhos.

Palestra 26 | A criança que não come: será que é alergia?

Dra Kelly Oliveira Marques

Apaixonada pela profissão e pelas crianças, viajar, conversar, ler e escrever. Dessa paixão, surgiu o blog Pediatria Descomplicada, onde é criado Dra. Kelly Oliveira é formada em medicina pela Unicamp e pediatra pela Universidade de São Paulo (USP). Fez residência médica em Alergia e Imunologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e obteve o título em Alergia e Imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). ​​É especialista em Amamentação pelo International Breastfeeding Centre localizado em Toronto, Canadá e Consultora Internacional de Amamentação pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE). Proprietária da Clínica ​Espaço Médico Descomplicado​​​, com um conceito único de cuidar da criança de forma integral e humanizada, com profissionais capacitados e que amam o que fazem. ​Autora do blog Pediatria Descomplicada​​, onde escreve assuntos sobre a saúde do universo infantil, de forma leve e descomplicada.

Liana Macedo Almeida

Nutricionista graduada pela UECE e Mestre em Ciências da Saúde, especialista em terapia nutricional. Atua como Nutricionista do Hospital da Criança Santo Antônio e Hospital Geral de Roraima. Realiza atendimento clínico na área materno infantil, com ênfase em alergias alimentares e abordagem comportamental. Instagram @liana.nutrirr

Palestra 28 | Como lidar com a alergia alimentar na escola?

Juliana Marçal 

Nutricionista, graduada e especialista em Saúde Materno Infantil pela UFRJ( Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atua no atendimento em consultório, domiciliar, instituições de ensino, além de ministra cursos e consultorias sobre restrições alimentares. Tem dois filhos e por conta deles estuda e se dedica ao acompanhamento especializado nas alergias e restrições alimentares e também por esse motivo está inserida nesse mundo da alergia alimentar há 10 anos. Com sua experiência pessoal e profissional Juliana Marçal criou a Fan Page Alergia Alimentar na Escola.

Palestra 30 | Atuação fonoaudiológica em crianças com alergia alimentar

Eliane Penachim

Fonoaudióloga Eliane Penachim é formada pela PUCCAMP, especializanda em Fonoaudiologia Neo Pediátrica, Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa, Certificação Internacional em Integração Sensorial ( módulos I e IV), Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath e atuação clínica à bebês e crianças com dificuldades e alergias alimentares.

Palestra 32 | Princípios do tratamento: ajudando a criança que não come

Fabiola Flabiano

Dra. Fabíola Flabiano Almeida é fonoaudióloga, formada há 18 anos pela USP, com especialização e ampla experiência clínica nas áreas de desenvolvimento infantil, distúrbios da deglutição e dificuldades alimentares. Em 2010, recebeu o título de Doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP, com parte do Doutorado realizado nos Estados Unidos (Colorado State University). É autora do Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica (PAD-PED) e de mais quatro capítulos de livros da área, além de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em Revistas e Anais de Congressos Nacionais e Internacionais. É mãe do Bruno e da Laís, suas maiores fontes de motivação e aprendizado.

Palestra 34 | A criança que come demais: entendendo as causas e controlando os riscos para a obesidade infantil

Denise Lellis 

Doutora em pediatria pela Faculdade de medicina da USP
Pediatra da Liga de Obesidade Infantil do Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Pediatra com título e especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria
Idealizadora do Primeiro Curso Nutrição Comportamental para Pediatras.

Acesse as palestras AGORA

Realização